top of page

5 Tendências para o Marketing Digital

As 4 tendências poderia se resumir em: humanização e conteúdo diferenciado.


1ª tendência: Pense como Publishers

Seu conteúdo é a resposta para uma pesquisa. Tente descobrir qual é a pergunta!

Diferencie seu conteúdo, crie e faça a seleção e o filtro de informações para encontrar o relevante, algo que seja realmente seja diferenciado em qualidade, escopo e formato.

2ª tendência: Humanização do E-mail

O e-mail é o único lugar onde as pessoas estão no controle, e não os algoritmos. Quando você humaniza seus e-mails acontece duas coisas incríveis: 1- As pessoas que recebem sentem que estão conversando com uma pessoa real 2- Os seus e-mails passam a se destacar nas caixas de entrada, aumentando a taxa de abertura e obviamente aumentando o engajamento com seu conteúdo.

Dicas: 1- Use um e-mail com um nome real. Não use e-mails genéricos(newsletter@ naoresponda@) 2- O horário que os seus e-mails são enviados diz que é uma pessoa normal escrevendo um e-mail ou uma máquina programada às 6h da manhã? 3- Personalize seu e-mail e não só no começo, cite o nome do assinante no meio da sua conversa. 4- Use uma linguagem natural, converse. 5- Não fuja do contexto, garanta que seu e-mail tenha um objetivo e siga o raciocínio para que o assinante não se perca no meio do e-mail. 6- A humanização não funciona para grandes negócios.

3ª tendência: Humanização do Marketing

O nosso cérebro toma decisões usando dois sistemas que atuam em paralelo: O Sistema 1, que é a parte da nossa mente que maneja nossas respostas emocionais básicas e nos ajuda a tomar decisões rápidas, com pouco esforço. E o Sistema 2, que faz o que consideramos “raciocínio”, toma decisões com base na ponderação consciente dos dados.

Por exemplo: Sistema 1 – Dirigir um carro numa estrada vazia Decisões rápidas, inconsciente, baixo esforço, decisões simples, sujeito a erros

Sistema 2 – Fazer uma baliza entre dois carros Decisões lentas, consciente, alto esforço, decisões complexas, confiável.

A partir desse referencial, de como as pessoas tomam decisões sabemos que se quisermos provocar mudanças no comportamento precisamos conversar diretamente com o sistema 1. Primeiro emoção e depois lógica. Emoções induzem comportamentos.

Quando você humaniza a sua marca, você leva a decisão de compra para o sistema emocional, por que pessoas se conectam, se relacionam e confiam em outras pessoas.

Por isso podemos dizer que hoje os influenciadores digitais são armas poderosas para o marketing. Por que pessoas se conectam com pessoas, eles se conectam emocionalmente com o público.

4ª tendência: Podcast A era da voz chegou, e essa era vem de encontro com um dos nossos instintos mais naturais: a comunicação falada.

Segundo a PodPesquisa 2018 o brasileiro já prefere o podcast ao rádio. Isso por que a maneira como consumimos áudio se transformou em uma experiência de streaming on demand, ou seja, consumimos o que quisermos e quando quisermos.

Lembrando: pessoas se contectam com pessoas, e ouvir a voz de alguém é uma forma eficaz de humanizar o conteúdo aproveitando para torna-lo fácil de ser consumido, diferente de ler um texto.

O ouvinte valoriza muito os conteúdos de podcasts, sendo o formato ideal e com um alto poder de fidelização, demonstrando sua autoridade no mercado sem pedir nada em troca.

Isso mesmo, nada em troca.

Você já deve ter percebido que estamos cercados de CTA (call-to-action). Sinalizações que indicam qual o próximo passo que precisamos dar. Ex. Cadastre-se, Compre Agora, Faça o Download

O Podcast não precisa ser mais um local que o objetivo é o CTA.

O consumidor é perseguido com CTA’s em todas as redes, e está aprendendo a desviar, xizando e ignorar os “pedidos”.

Aproveite o espaço do podcast para entregar valor e conteúdo.

5ª tendência: Vídeo Marketing

Segundo uma análise global da CISCO, que avalia a transformação digital em vários segmentos de negócios. Em 2021, um milhão de minutos em conteúdo de vídeo cruzarão a internet a cada segundo.

Muitas marcas já enxergaram esse crescimento e utilizam o vídeo em suas estratégias de marketing, e quem ainda não adotou o formato precisa abraçar o mais rápido possível ou continuar se arriscando a perder clientes para aqueles concorrentes que já utilizam.

O Vídeo é muito eficaz no engajamento emocional, quando bem feito e usado corretamente é o melhor formato que os profissionais de marketing já encontraram para mudar a opinião das pessoas. Isso por que somos inclinados a nos engajar com imagens moventes, e histórias são ferramentas poderosas para compartilhar conhecimentos e influenciar comportamentos.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page